Casa Educação online Jogo ao vivo Informação de negócios contribuição predial notícias econômicas notícias internacionais Tecnologia Moda Entretenimento Vida Carro Hotel Educação Física Comida Inteligente Pai-filho Saúde Brigada Cultural

Trump sugere impor novas sanções à Rússia caso país se negue a negociar fim da guerra na Ucrânia

2025-01-22 IDOPRESS

Vladimir Putin e Donald Trump se cumprimentam durante encontro do G20 em 2017 — Foto: Saul Loeb/ AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/01/2025 - 22:04

"Trump propõe sanções à Rússia para negociar fim da guerra na Ucrânia"

Trump sugere novas sanções à Rússia se não negociar fim da guerra na Ucrânia. Estratégia inclui pressão e diálogo com Putin. Plano visa usar sanções ao petróleo russo como barganha. Equipe de Trump considera intensificar sanções para fortalecer negociações. Aproximação com Zelensky e China. Expectativa de encontro com Putin para encerrar conflito.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O presidente dos EUA,Donald Trump,indicou nesta terça-feira que consideraria impor novas sanções à Rússia caso o país se recuse a negociar um possível fim da guerra na Ucrânia,que completa três anos em um mês. Ontem,na posse do republicano,o presidente russo,Vladimir Putin,parabenizou Trump e disse estar "aberto ao diálogo" com o novo líder americano.

Aceno: Putin parabeniza Trump por segundo mandato e diz estar ‘aberto ao diálogo’ com republicanoContexto: Equipe de Trump articula plano para usar sanções ao petróleo russo como peça de barganha para fim da guerra na Ucrânia

Questionado sobre a possibilidade de impor sanções adicionais à Rússia caso Putin não se aproxime da mesa de negociações,Trump disse: “Parece provável”.

— Estamos conversando com Zelensky. Vamos conversar com o presidente Putin muito em breve,e veremos o que - como tudo vai acontecer — disse Trump,criticando a União Europeia por não enviar mais ajuda à Ucrânia.

O republicano disse que iria “verificar” se os EUA estariam enviando armas adicionais para a Ucrânia. Sob o governo de Joe Biden,a Casa Branca usou os últimos meses do mandato para enviar o máximo de armamento e fundos para Kiev antes do ex-presidente deixar o cargo. A fala indica que Trump estaria disposto a recuperar parte dos US$ 61 bilhões em financiamentos para a Ucrânia que foram aprovados pelo Congresso em 2024,mas que ainda não foram gastos.

Apelo: Trump lança incertezas sobre rumo da guerra na Ucrânia,e Zelensky diz que concessões à Rússia seriam 'suicídio

Trump também confirmou que discutiu a guerra no Leste durante uma ligação recente com o presidente chinês,Xi Jinping:

— Ele tem muito poder,assim como nós temos muito poder. Eu disse que vocês [chineses] deveriam resolver isso.

Segundo Trump,o presidente ucraniano,Volodymyr Zelensky,também tem interesse na paz,“mas são necessários dois para dançar o tango",afirmou.

— Vamos ver o que acontece — declarou Trump.

Negociação: Trump afirma que está preparando uma reunião com Putin para ‘colocar fim’ à guerra na Ucrânia

No final de semana passada,já no clima da posse do republicano,a agência Bloomberg informou que assessores de Trump estariam desenvolvendo uma estratégia ampla de sanções para facilitar um acordo diplomático entre Rússia e Ucrânia nos próximos meses.

Antes de deixar o cargo,na sexta-feira,Biden impôs as sanções mais disruptivas ao comércio de petróleo da Rússia já aplicadas por um poder ocidental.

A equipe de Trump está considerando duas abordagens principais,segundo a Bloomberg. Uma envolve medidas de boa-fé para beneficiar produtores de petróleo russos sancionados,caso se acredite que a resolução da guerra esteja próxima,disseram as fontes sob anonimato. Outra opção seria intensificar as sanções,aumentando a pressão para reforçar o poder de negociação.

Entenda: Por que Trump quis um acordo entre Israel e Hamas antes de tomar posse?

Scott Bessent,indicado por Trump para o cargo de secretário do Tesouro,afirmou na quinta-feira que apoia o aumento das sanções à indústria petrolífera russa para acabar com a guerra na Ucrânia.

— Eu estarei 100% a favor de aumentar as sanções,especialmente contra grandes empresas petrolíferas russas — disse ele em audiência no Senado.

Os planos da equipe de Trump ainda estão em estágio inicial e dependem do próprio presidente eleito,disseram as fontes. Na semana passada,Trump mencionou a preparação de um encontro com o presidente russo,aumentando as expectativas de negociações para encerrar a guerra.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.