2024-08-26 HaiPress
O chef Roland Villard apresentou uma aula sobre menu à francesa,no Rio Gastronomia — Foto: Bruno Kaiuca
GERADO EM: 25/08/2024 - 21:57
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A cozinha francesa tomou conta do Rio Gastronomia neste domingo (25). Pela primeira vez no evento,cinco chefs dividiram a mesma aula,diante do auditório lotado. Os franceses Roland Villard,Frédéric Monnier,Damien Montecer,Didier Labbé (do Didier) e o belga Frédéric de Maeyer (do Frédéric Epicerie) celebraram o menu completo à francesa,selecionado como patrimônio cultural pela Unesco.
Sopas,massas,vinhos,cachaça... O que saborear no Rio Gastronomia para espantar o frioO que comer no Rio Gastronomia? Crítica do GLOBO indica pratos imperdíveis no evento
A entrada,mousse de fígado de galinha,ficou a cargo de Damien Montecer,enquanto Monnier e Didier — que acaba de ganhar o Prêmio Rio Show de Gastronomia — preparam o principal a quatro mãos: dourado com manteiga branca,espinafres fritos e amêndoas torradas. Para fechar,Frédéric de Maeyer ensinou a torta belga misérable de chocolate.
Quem fez a apresentação foi o renomado chef Roland Villard (que,mais cedo,mostrou o passo a passo de sua caldeirada de frutos do mar,em outra aula),homenageado pelos colegas.
— Roland é nosso padrinho. Ele nos recebeu de braços abertos quando chegamos ao Brasil,nos aconselhou e continua nos guiando — contou Frédéric Monnier.
O grupo,aplaudido diversas vezes ao longo da aula,conduziu o encontro em clima de bate-papo entre amigos. Teve direito até a "Parabéns" cantado em francês para a esposa de Frédéric de Maeyer,que estava na plateia.
— Esse dia marca o início da nossa Associação de Chefs França-Brasil,para representar a gastronomia francesa no país — celebrou Monnier,antes de estourar um espumante ao fim da aula.
A gastronomia francesa também foi destaque na aula do Chef do Ano,João Paulo Frankenfeld,do Casa 201 — restaurante francês contemporâneo de menu degustação sazonal —,que apresentou sua receita de massa filo em corneto com de crudo de carne e caviar mujol.
Realizado pelo jornal O GLOBO,o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro,Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa,da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,Secretaria Municipal de Cultura,Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander,Naturgy,Claro e Light,Patrocínio de Stella Pure Gold,Maturatta,Refit 70 anos,BYD,Rio Jogos,Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo,Rede D’Or,Garrafaria,Chandon,Água Pouso Alto,Andorinha,Colégio pH,Prezunic,Coca-Cola,Matte Leão,Tron,Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet,Arpo Gin,Granado,Musquée,Granfino,Frescatto,Três Corações,Quero Chuva,Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.