2025-01-26 IDOPRESS
O prefeito de São Paulo,Ricardo Nunes (MDB) — Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo
GERADO EM: 25/01/2025 - 19:11
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O prefeito de São Paulo,Ricardo Nunes (MDB),declarou que a capital é "muita preparada" para as fortes chuvas que causaram grandes impactos nesta sexta-feira. A declaração foi dada neste sábado,após a Defesa Civil apontar o dia anterior como o terceiro maior volume de chuva dos últimos 64 anos. Para Nunes,os impactos poderiam ter sido piores sem as obras realizadas na cidade.
Durante tempestade: Vídeo mostra momento exato em que avião é atingido por raio em Guarulhos Massa de ar quente e úmido: entenda por que o temporal que atingiu São Paulo é considerado extremo
— Choveu ontem o equivalente ao que estava previsto para chover metade do mês de janeiro. Tivemos vários problemas,mas a resiliência da cidade mostrou uma cidade sendo desenvolvida rapidamente,mostrando que os investimentos que fizemos na área de drenagem,canalização de córregos,contenção de encostas têm surtido efeito — avaliou Nunes,para,em seguida,listar os feitos da gestão:
— A prefeitura,muito preparada — 353 veículos,2.400 funcionários,defesa civil,toda a parte de infraestrutura das subprefeituras,GCM,toda a parte de zeladoria atuando rápido,pessoal da CET. Enfim,toda a prefeitura atuando rápido para minimizar os impactos das fortes chuvas que tivemos ontem — disse o prefeito.
O forte temporal alagou ruas,avenidas e estações de trem e metrô na capital paulista,arrastando carros em enxurradas e obrigando passageiros a se equilibrarem em bancos e corrimões dentro de estações alagadas. Algumas regiões da cidade chegaram a ter mais de 100 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas,mais do que a cidade havia registrado ao longo de todo o mês de janeiro até aqui — 85,4mm,segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.
— Pelo volume de água,até que o resultado não foi tão negativo como poderia ter sido se não tivessem sido realizadas muitas obras de drenagem na cidade — declarou o prefeito na manhã de hoje.
A chuva deixou ao menos uma vítima fatal: o corpo do artista plástico Rodolpho Tamanini Netto,de 73 anos,foi encontrado em sua casa,em Pinheiros,próximo ao famoso Beco do Batman. Segundo o perfil do ateliê de Tamanini,ele foi "tragicamente levado pela forte enxurrada".
A cidade de São Paulo segue com mais de 13 mil imóveis sem energia hoje,de acordo com boletim de Enel divulgado às 16h. Parte da Linha 1-Azul circula apenas no trecho entre Jabaquara e Santana.