2025-01-22 IDOPRESS
Inmet alerta para chuvas intensas e altas temperaturas — Foto: Reprodução
GERADO EM: 21/01/2025 - 15:48
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou dois avisos que impactarão o tempo no território nacional. De acordo com a previsão do órgão,um aviso de "Perigo" e outro de "Perigo Potencial" alertam para chuvas intensas em parte de todas as regiões.
Governador veta projeto que 'converte' terras da Amazônia em Cerrado e flexibiliza desmatamento no Mato GrossoNomeação de André Corrêa do Lago como presidente da COP30 é bem recebida por entidades ambientais
Ainda segundo o Inmet,um alerta de média intensidade cobre Amazonas,Mato Grosso,Pará e Rondônia. Nessas regiões,é possível que haja chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Além disso,há risco de corte de energia elétrica,queda de galhos de árvores,alagamentos e de descargas elétricas.
Enquanto isso,o alerta de "Perigo Potencial" está espalhado por regiões de todo o mapa. Ele avisa para chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h. A meteorologista Andrea Ramos explicou ao GLOBO que deve haver uma "mudança de tempo" nos próximos dias.
— Hoje e amanhã ainda vão existir chuvas mais do centro para o norte,mas com volumes não tão expressivos como da semana passada — disse Andrea,que também ressaltou que uma massa de ar quente atuará por mais tempo no Sudeste.
Ela ainda salienta que isso ocorre devido uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno é um sistema meteorológico que influencia o clima e o tempo em regiões tropicais que consiste em uma banda de nuvens que se forma na faixa equatorial,onde os ventos alísios dos Hemisférios Norte e Sul se encontram.
— A ZCIT está proporcionando as chuvas nessa faixa da região Nordeste e também na região Norte. Ela joga umidade através dos ventos e transporta. Com isso,é interessante que além de aumentar em função da termodinâmica,a umidade favorece essas estabilidades — disse a especialista.