Casa Educação online Jogo ao vivo Informação de negócios contribuição predial notícias econômicas notícias internacionais Tecnologia Moda Entretenimento Vida Carro Hotel Educação Física Comida Inteligente Pai-filho Saúde Brigada Cultural

Lua entra na lista de locais em risco devido à corrida espacial, aponta levantamento

2025-01-21 HaiPress

Lua — Foto: Freepik/Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/01/2025 - 09:18

"Lua em perigo: Desafios da preservação espacial"

Lua corre risco devido à corrida espacial,alerta ONG. Lista inclui mais de 90 locais lunares importantes ameaçados por turismo e detritos. Desafios de proteção do patrimônio cultural internacionalmente. Acordos Artemis e ONU abordam preservação,mas desafios persistem. Futuro do turismo espacial na lua levanta preocupações.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Por anos,o Fundo Mundial para Monumentos (World Monuments Fund) tem buscado chamar atenção e direcionar recursos para sítios de patrimônio cultural ameaçados,incluindo Machu Picchu no Peru,templos no Camboja e a cidade antiga de Taiz no Iêmen. Mas a lista deste ano de sítios em risco vai muito além: chega à lua.

Leia mais: Quanto pesa a Terra? Conheça método Cavendish,que conseguiu calcular com precisão volume do planetaVeja também: Fóssil de dinossauro destruído durante a Segunda Guerra Mundial é identificado como espécie inédita de 95 milhões de anos

"A lua parece estar tão fora do nosso escopo",disse Bénédicte de Montlaur,presidente e diretora-executiva da organização. "Mas com os humanos explorando cada vez mais o espaço,achamos que é o momento certo para nos organizarmos."

Preocupado que a nova corrida espacial possa agravar os detritos espaciais e expandir o turismo em órbita e além,o grupo incluiu a lua como um dos 25 sítios ameaçados em sua lista de Observação de Monumentos Mundiais de 2025. Os outros locais na lista,ameaçados por desafios como mudanças climáticas,turismo,conflitos e desastres naturais,incluem Gaza,um edifício histórico danificado em Kiev,e costas em erosão no Quênia e nos Estados Unidos.

Com um número crescente de pessoas ricas indo ao espaço e mais governos investindo em voos espaciais tripulados,o grupo alerta que mais de 90 sítios importantes na lua podem ser prejudicados. Em particular,alguns pesquisadores estão preocupados com a Base da Tranquilidade,o local de pouso da Apollo 11 onde o astronauta Neil Armstrong deu o primeiro passo na superfície lunar.

A proteção do patrimônio cultural geralmente é decidida por países individualmente,o que torna a tarefa de cuidar de locais internacionais importantes,como a lua,mais desafiadora.

Desde 2020,os Estados Unidos e outros 51 países assinaram os Acordos Artemis,um acordo não vinculativo que estabelece normas esperadas no espaço sideral. As regras incluem a preservação do patrimônio espacial,como "locais de pouso robótico,artefatos,espaçonaves e outras evidências de atividade em corpos celestes". Um acordo separado e vinculativo das Nações Unidas prevê a proteção dos sítios lunares,mas houve pouco progresso em fazer com que países-chave o assinassem.

"A lua não pertence a ninguém",disse De Montlaur. "Ela é um símbolo de esperança e do futuro."

Por quase 30 anos,o Fundo Mundial para Monumentos tem recebido nomeações de especialistas em patrimônio ao redor do mundo para sua lista de sítios ameaçados. A lista serve como uma ferramenta educacional e promocional para apoiar os esforços da organização sem fins lucrativos na preservação do patrimônio cultural.

Uma divisão do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios dedicada ao patrimônio aeroespacial nomeou a lua para a lista de observação da organização. Gai Jorayev,presidente dessa divisão,afirmou que os membros queriam ver uma gestão sustentável devido ao "grande número de artefatos humanos em sua superfície".

Além dos orbitadores e sondas lunares espalhados pela superfície da lua que representam conquistas científicas,há também artefatos da cultura humana. Os astronautas da Apollo 11 deixaram um ramo de oliveira dourado para simbolizar a paz,enquanto um foguete da SpaceX levou um módulo que transportava 125 miniaturas de esculturas do artista Jeff Koons à superfície lunar no ano passado.

Embora muitos especialistas concordem que o patrimônio lunar precisa de melhores proteções,alguns questionaram as alegações do Fundo Mundial para Monumentos de que o patrimônio espacial enfrenta riscos imediatos.

"É um pouco drástico dizer que toda a lua precisa ser protegida do turismo e da ciência",disse Michelle Hanlon,advogada espacial que ajudou a criar uma organização sem fins lucrativos chamada For All Moonkind,que defende um quadro internacional para proteger o patrimônio lunar.

Ela explicou que muitas expedições científicas planejadas estão direcionadas a locais distantes dos pousos anteriores,mas que espaçonaves turísticas podem perturbar sítios históricos sem regulamentações melhores. Hanlon acrescentou que outro perigo pode vir de satélites desativados que colidam com a superfície lunar. "A lua não tem uma atmosfera que os queime",disse ela.

No Fundo Mundial para Monumentos,os funcionários preveem um futuro em que o turismo espacial seja mais comum. "Não está tão longe o momento em que haverá visitas recreativas à lua",disse Jonathan Bell,vice-presidente de programas. "Vemos a inclusão da lua na lista de observação como uma oportunidade maravilhosa para defender a necessidade e o valor da preservação."

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.