Casa Educação online Jogo ao vivo Informação de negócios contribuição predial notícias econômicas notícias internacionais Tecnologia Moda Entretenimento Vida Carro Hotel Educação Física Comida Inteligente Pai-filho Saúde Brigada Cultural

Blue Origin cancela de novo o lançamento do foguete New Glenn; nova tentativa será na quinta-feira

2025-01-14 HaiPress

Blue Origin,de Jeff Bezos: tentativa de decolar desde o domingo — Foto: Reprodução de vídeo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/01/2025 - 00:56

"Blue Origin adia lançamento do foguete New Glenn devido ao mau tempo"

Blue Origin,de Jeff Bezos,adia lançamento do foguete New Glenn devido ao mau tempo. Empresa busca rivalizar com a SpaceX de Elon Musk,com planos ambiciosos no espaço. Disputa acirrada entre bilionários no setor espacial. Novas tentativas agendadas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A empresa Blue Origin,de propriedade do fundador da Amazon,Jeff Bezos,cancelou novamente o lançamento inaugural do foguete New Glenn,na noite de segunda-feira,devido a problemas climáticos.

A companhia informou que pretende tentar o lançamento na madrugada de quinta-feira,com uma nova janela de três horas a partir da 1h00 (hora local).

Batizado de New Glenn,em homenagem a um lendário astronauta,o foguete de 98 metros de altura,equivalente a um prédio de 32 andares,estava programado para decolar de Cabo Canaveral na janela de lançamento das 6h00 (hora local) de segunda-feira,mas precisou ser reagendado para a madrugada de terça-feira,por problemas técnicos. Esses adiamentos são comuns na indústria aeroespacial.

Com esta missão,batizada de NG-1,o magnata Bezos mira diretamente em Elon Musk,o homem mais rico do mundo,cuja empresa SpaceX domina o mercado de lançamentos orbitais com seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy.

Rivalidade

Os foguetes da SpaceX atendem ao setor comercial,ao Pentágono e à Agência Espacial Norte-americana (Nasa),incluindo o transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional (EEI).

Musk x Bezos no espaço: bilionários acirram disputa com voos de megafoguetes na mesma semana'Efeito Trump': empresas americanas se rendem à agenda conservadora e abandonam metas de diversidade e ESG

- Nos últimos anos,a SpaceX tem sido praticamente o único jogador,e agora ter um concorrente (...) é incrível - disse G. Scott Hubbard,ex-funcionário da Nasa.

Paralelamente,a SpaceX planeja seu próximo teste orbital do Starship — seu gigantesco foguete de nova geração — já no dia seguinte à nova tentativa de Bezos,aumentando as apostas na rivalidade emergente.

A Blue Origin possui experiência em levar turistas ao espaço por alguns minutos com seus foguetes New Shepard,muito menores. No entanto,até agora,não realizou nenhum voo orbital.

O objetivo é "alcançar a órbita. Todo o resto será um bônus",declarou David Limp,CEO da empresa.

Fisicamente,o New Glenn supera o Falcon 9,que tem 70 metros de altura,e foi projetado para transportar cargas úteis maiores.

Sua capacidade em termos de massa está entre a do Falcon 9 e a do Falcon Heavy,mas possui a vantagem de um compartimento de carga mais amplo,ideal para cargas volumosas.

Desenvolvimento

A Blue Origin já possui um contrato com a Nasa para lançar duas sondas rumo a Marte a bordo do New Glenn. O foguete também apoiará o projeto Kuiper,um satélite projetado para competir com a rede de internet Starlink.

Gritos,choque e emoção: vídeo mostra a reação de turistas ao chegarem no espaço em voo da Blue Origin

Por enquanto,no entanto,a SpaceX mantém a liderança nessa corrida espacial,enquanto outros competidores como United Launch Alliance,Arianespace e Rocket Lab estão bem atrás.

Assim como Musk,Bezos nutre uma paixão de longa data pelo espaço. Mas enquanto Musk sonha em colonizar Marte,Bezos imagina transferir a indústria pesada para plataformas espaciais flutuantes,preservando a Terra como "a origem azul da humanidade".

Bezos fundou a Blue Origin em 2000,dois anos antes de Musk criar a SpaceX,mas adotou um desenvolvimento mais cauteloso,em contraste com a abordagem agressiva de seu rival.

- Há uma impaciência na comunidade espacial com o enfoque muito deliberado da Blue Origin - diz Scott Pace,analista de políticas espaciais na Universidade George Washington e ex-membro do Conselho Nacional Espacial.

Nasa explora duas opções para reduzir custos e acelerar missão de retorno de amostras a Marte

Se o New Glenn for bem-sucedido,acrescenta Pace,fornecerá ao governo dos EUA uma "redundância diferenciada",um respaldo valioso caso algum sistema falhe.

A proximidade de Musk com o presidente eleito dos Estados Unidos,Donald Trump,tem gerado preocupações sobre potenciais conflitos de interesse,especialmente considerando o astronauta privado Jared Isaacman — parceiro de Musk —,que é cotado como o próximo chefe da Nasa.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.