Casa Educação online Jogo ao vivo Informação de negócios contribuição predial notícias econômicas notícias internacionais Tecnologia Moda Entretenimento Vida Carro Hotel Educação Física Comida Inteligente Pai-filho Saúde Brigada Cultural

Rei da Dinamarca lança nova versão de brasão real com destaque para a Groenlândia após Trump insistir em controlar a ilha

2025-01-08 IDOPRESS

Uma aeronave supostamente transportando o empresário americano Donald Trump Jr. chega a Nuuk,na Groenlândia — Foto: Emil Stach / Ritzau Scanpix / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/01/2025 - 18:36

Brasão da Groenlândia destaca disputa EUA-Dinamarca no Ártico

O Rei da Dinamarca destaca Groenlândia em novo brasão após Trump querer controlá-la,refletindo velhas ambições dos EUA. A ilha é estratégica,vital para defesa dos EUA,com recursos naturais e relevância no Ártico. A mudança no brasão visa refletir a Comunidade Dinamarquesa e sua história. A região polar se torna disputada por sua importância econômica e militar em meio ao derretimento do gelo.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O rei Frederico da Dinamarca lançou uma versão atualizada do brasão real,na qual a Groenlândia e as Ilhas Faroé ganharam mais destaque. A mudança ocorreu depois que o presidente eleito dos Estados Unidos,Donald Trump,expressou interesse em comprar a Groenlândia e disse,nesta terça-feira,não descartar uma ação militar para assumir o controle dessa ilha estratégica.

Contexto: Interesse agressivo de Trump em território dinamarquês reflete velhas ambições expansionistas do EUAEstado 51: Trump diz que 'anexar' Canadá ao território americano é ‘excelente ideia’

Na versão antiga,as duas partes autônomas do Reino da Dinamarca,compartilhavam o mesmo campo dos quatro do brasão. Já a nova versão,lançada na semana passada,mostra um urso polar e um carneiro — animais que simbolizam a Groenlândia e as Ilhas Faroé,respectivamente — em campos separados.

“O Rei deseja,ao fazer alterações no brasão real estabelecido em 1972,criar um brasão real contemporâneo que reflita a Comunidade Dinamarquesa e leve em conta a história e a tradição heráldica”,diz uma declaração publicada pela família real da Dinamarca no dia de Ano Novo.

A declaração não faz referência aos planos declarados de Trump. A “Comunidade Dinamarquesa” refere-se ao status constitucional do relacionamento entre a Dinamarca,as Ilhas Faroé e a Groenlândia.

A Groenlândia,a maior ilha do mundo,desempenha um papel vital na defesa dos EUA e está localizada na rota mais curta da América do Norte para a Europa.

Fronteiras marítimas: Sem divisas definidas,países entram na briga por recursos naturais e rotas de comércio bilionárias

A Base Espacial Pituffik (anteriormente conhecida como Base Aérea de Thule),localizada no noroeste da Groenlândia,a menos de 1.600 quilômetros do Polo Norte,é a base mais setentrional dos Estados Unidos,e suas instalações de radar constituem um importante centro de alerta antecipado para o sistema de defesa antimísseis americano,explicam Heather A. Conley e Jon Rahbek-Clemmensen em artigo publicado pelo Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS,na sigla em inglês),com base em Washington.

"Os aeroportos e portos baseados na Groenlândia podem se tornar pontos de apoio cruciais para patrulhas marítimas e aéreas no Atlântico Norte,enquanto os sistemas de detecção de submarinos submarinos podem ser instalados ao longo da costa",afirmam os pesquisadores.

Mais Sobre Groenlândia

Groenlândia: Interesse agressivo de Trump em território dinamarquês reflete velhas ambições expansionistas do EUA

Trump insinua expansão territorial

Durante seu primeiro mandato,Trump expressou várias vezes sua intenção de comprar a Groenlândia,referindo-se a ela como “um grande negócio imobiliário”.

Em dezembro,depois de vencer a eleição,voltou a insistir no tema. Nesta terça-feira,enquanto repetia suas intenções de comprar o território,seu filho mais velho,Donald Trump Jr.,aterrissava na Groenlândia para uma visita que,segundo o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês,foi anunciada na véspera.

Na noite de segunda-feira,Trump publicou na sua rede social Truth Social que o filho mais velho "e vários representantes irão viajar para lá (Groenlândia) para visitar algumas das áreas e paisagens mais magníficas". "A Groenlândia é um lugar incrível e as pessoas beneficiarão tremendamente se – e quando – se tornar parte da nossa nação",afirmou o presidente eleito.

No início do mês,em várias mensagens no Truth Social,Trump afirmou que "a propriedade e o controle" da ilha,um território autônomo do Reino da Dinamarca,"são uma necessidade absoluta". A Groenlândia abriga instalações espaciais e de radar americanas — e tem importância estratégica para o país,já que está na rota mais curta entre os EUA e a Europa. Além disso,possui reservas significativas de petróleo e recursos naturais ainda inexplorados,como hidrocarbonetos e terras raras.

O governo dinamarquês respondeu,na ocasião,anunciando um investimento de pelo menos € 1,3 bilhão para reforçar a defesa da Groenlândia. O primeiro-ministro da região,Mute Egede,também reagiu: "A Groenlândia é nossa. Não estamos,e nunca estaremos,à venda. Não perderemos nossa longa luta pela liberdade",disse em comunicado.

A ideia do republicano de incorporar aos Estados Unidos a maior ilha do mundo,embora possa parecer absurda,revive antigas ambições de Washington,que já tentou anexar esse território estratégico nos séculos XIX e XX.

No livro "The divider",os jornalistas Peter Baker e Susan Glasser descrevem a obsessão de Trump com a Groenlândia. "Eu adoro mapas. E sempre pensei: 'Olhe o tamanho disso. É imenso,deveria fazer parte dos Estados Unidos'",disse Trump aos jornalistas em 2019,durante uma entrevista antes da publicação do livro.

Geograficamente parte da América do Norte,a Groenlândia tem uma área de quase 2,2 milhões de quilômetros quadrados — equivalente a quatro vezes o tamanho da Espanha —,dos quais cerca de 80% estão cobertos por uma camada de gelo. O vasto território,situado entre o Atlântico e o Ártico,tem apenas 57 mil habitantes,sendo uma das regiões menos densamente povoadas do planeta.

Autônoma desde 1979,a ilha conta com seu próprio Parlamento e tem um pequeno movimento pró-independência. Atualmente,a Dinamarca financia mais da metade do Orçamento da Groenlândia.

A importância da Groenlândia aumentou nos últimos anos por causa de seus ricos recursos naturais,incluindo minerais de terras raras,e sua posição-chave no Ártico.

À medida que o aquecimento global derrete o gelo do Ártico,empresas comerciais e potências globais reivindicam essa região polar,“tornando-a a mais nova fronteira na batalha pelo controle das águas compartilhadas da Terra e dos preciosos recursos naturais que se encontram sob o mar congelado”,aponta uma análise publicada pelo Council on Foreign Relations (CFR) em março do ano passado.

O Círculo Polar Ártico,localizado no Polo Norte da Terra,pode conter cerca de 160 bilhões de barris de petróleo e 30% de gás natural não descobertos,segundo estimativas do Serviço Geológico dos Estados Unidos. A possibilidade de usá-lo como rota de navegação devido ao derretimento de suas geleiras também reduziria em 40% o tempo de viagem entre a Ásia e a Europa,poupando cerca de 14 dias aos navios,afirma Danilo Marcondes,professor da Escola Superior de Guerra.

“Com o aquecimento do Ártico,essas valiosas commodities se tornaram mais extraíveis,proporcionando um poderoso incentivo financeiro para aqueles dispostos a desbravar as novas águas navegáveis”,afirma o relatório do CFR. “Para países como os Estados Unidos e a Rússia,o Círculo Polar Ártico poderia se tornar um local tático para expandir as operações navais e nucleares. Enquanto isso,países como a Rússia e a China estão ansiosos para reduzir custos navegando pelas novas rotas marítimas do Ártico.”

(Colaborou Thayz Guimarães)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.