2025-01-06 HaiPress
O prefeito de BH,Fuad Noman,em cerimônia na prefeitura: ele chegou ao terceiro dia de internação devido a uma pneumonia neste início de 2025 — Foto: Rodrigo Clemente/PBH
GERADO EM: 05/01/2025 - 17:25
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O prefeito de Belo Horizonte,apresentou nova melhora neste domingo e fará testes para avaliar a possibilidade de extubação,segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Mater Dei. Fuad foi internado na última sexta-feira,devido a um quadro de insuficiência respiratória aguda,causado por uma pneumonia. O prefeito segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde então.
De acordo com o boletim divulgado neste domingo,Fuad "evoluiu durante as últimas 24 horas com normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhora dos parâmetros respiratórios". Ao dar entrada no hospital,na sexta-feira à tarde,ele precisou ser sedado e intubado.
"Está em processo de avaliação e teste de extubação da ventilação mecânica",concluiu o boletim deste domingo.
Devido à internação,Fuad pediu licença médica da prefeitura de BH por 15 dias,contados a partir de sábado. Nesse período,o vice-prefeito Álvaro Damião (União) assume a gestão.
No sábado,o prefeito já havia mostrado "melhora dos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios",conforme boletim médico divulgado pelo hospital. Na ocasião,a equipe que acompanha Fuad pontuou que ele ainda necessitava de "sedação e ventilação mecânica".
A internação ocorreu dois dias após Fuad,de 77 anos,tomar posse para seu segundo mandato na prefeitura de BH. Ele participou da cerimônia por videoconferência,devido a problemas de saúde.
Esta é a quarta internação de Fuad desde novembro,após o fim do processo eleitoral. Em julho,às vésperas da campanha,o prefeito de BH anunciou que havia iniciado tratamento contra um câncer. Ele foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin,tipo de câncer que tem origem no sistema linfático,na região abdominal. O tratamento foi concluído em outubro,com "remissão completa" do linfoma,segundo boletim médico divulgado à época.
Em novembro,o prefeito foi internado pela primeira vez após a eleição,após ser diagnosticado com um quadro de neuropatia periférica,em decorrência do tratamento contra o câncer. Ele recebeu alta após cinco dias.
Já em dezembro,o prefeito teve de ser internado em duas ocasiões,para tratar quadros de pneumonia e de sangramento intestinal. Por estar com imunidade baixa,Fuad seguiu recomendações médicas e não compareceu à cerimônia de posse,no dia 1º. Ele foi representado pelo vice,Álvaro Damião,que leu um discurso enviado pelo chefe do Executivo municipal.
Na sexta,antes de ser internado,Fuad havia comparecido a outra unidade de saúde em BH,o Hospital Sarah Kubitschek,para uma avaliação médica sobre a possibilidade de iniciar sessões de fisioterapia. A medida é recomendada pelos médicos para auxiliar na recuperação do tratamento contra o câncer.