2024-12-29 HaiPress
Em Copacabana,o sol faz a alegria de cariocas e turistas neste sábado — Foto: João Vitor Costa
GERADO EM: 28/12/2024 - 15:41
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A três dias dos shows que embalarão a virada do ano em Copacabana,cariocas e turistas precisam de uma verdadeira "oração ao tempo" para conseguir curtir o último sábado do ano na praia. Mas,enquanto a canção homônima de Caetano Veloso — atração do palco principal,assim como Maria Bethânia,Ivete Sangalo e Anitta — fala do tempo cronológico,o dia ao ar livre depende do tempo atmosférico,que,apesar da previsão de que o céu ficaria nublado,surpreendeu e fez o sol aparecer,mesmo que dividindo espaço com algumas nuvens.
Entenda: Estado do Rio pode ter chuva de até 400 milímetros em uma semana,o equivalente ao volume de um mês inteiroAmeaça na Serra: mais de 17 mil petropolitanos ainda vivem em locais com risco alto de deslizamentos
Segundo o sistema Alerta Rio,um canal de umidade está influenciando nas condições de tempo na cidade,com previsão de pancadas de chuva no fim da tarde,que podem ser acompanhadas de raios. Nos próximos dias,inclusive no réveillon,a previsão se mantém,com dias nublados e chuva. O dia 31 será de chuva fraca e isolada a qualquer momento. Já no dia 1º de janeiro,é esperada chuva fraca a moderada isolada a partir da tarde. Neste sábado,por volta das 14h30,o céu estava azul na Praia de Copacabana,com poucas nuvens,proporcionando uma linda paisagem com a Pedra do Leme ao fundo. O vento,no entanto,promete trazer as nuvens nas próximas horas. Assim como a areia,o calçadão está lotado.
Enquanto operários fazem os últimos ajustes no palco principal,montado em frente ao hotel Copacabana Palace,quem está de folga aproveita. Noivos vindos de São Paulo,o casal Willian Vianna e Solange Loureiro passeava pelo calçadão no primeiro dia em Copacabana,onde estão hospedados,para acompanhar a famosa queima de fogos.
O casal Solange Loureiro e Willian Vianna,de São Paulo,veio ao Rio para o réveillon — Foto: João Vitor Costa
Segundo Solange,ela,apelidada de Sol,é acompanhada pelo astro-rei onde chega,mesmo que contrariando a previsão do tempo:
— Estava até preocupada de pegar voo com chuva. Mas de manhã o tempo estava bem melhor. Já tomei até banho de chuveirinho.
Terra,mar e ar: turistas chegam ao Rio e vão lotar hotéis para o réveillon
Já na areia,são os barraqueiros que comemoram o movimento maior por conta do ano-novo. Mineiro de Belo Horizonte,Lucas Ferreira,da Barraca do Mineiro,fala que são seus conterrâneos (que não têm praia no estado) que atraem o sol.
— Nós já sabíamos que iríamos trazer a sorte (do movimento). Mesmo se estivesse nublado,a gente ia pegar uns clientes,porque é tempo festivo,o pessoal não quer saber de chuva,quer curtir mesmo assim — relata Lucas,que trabalha com outros dois mineiros na barraca. — Ontem (sexta-feira),tinha gente sentada,na chuva,tomando caipirinha,sem guarda-sol.
De acordo com o comerciante,além dos brasileiros,a presença de argentinos e norte-americanos também é grande. Preparado para passar a virada trabalhando,Lucas quer acompanhar o show de Caetano Veloso,enquanto sua esposa verá Anitta. Resta só pedir aos céus,colocar um sabão para Santa Clara ou fazer uma oração ao tempo,para que não chova.
Cortejo de Iemanjá
Neste sábado,quem está na praia para aproveitar os caprichos da sombra com água fresca,também pode agradecer e fazer pedidos a Iemanjá. A festa à orixá,rainha do mar,sai do Mercadão de Madureira,na Zona Norte,durante a tarde,com destino ao Posto 4 de Copacabana.