2024-12-25 IDOPRESS
Anel de ouro de 1.800 anos com escultura de 'Vênus Vitoriosa' é descoberto na França — Foto: Divulgação Inrap
GERADO EM: 24/12/2024 - 15:23
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Arqueólogos na França descobriram um anel de ouro de 1.800 anos com um retrato esculpido de Vênus,uma deusa romana associada à vitória em batalhas,além de um punhado de moedas de uma era muito mais recente,quando o Império Carolíngio governava a região.
Visto de cima: Lago no Iraque se torna 'ponto turístico' de astronautas por semelhança com árvore de NatalMega da Virada 2024: veja 7 obras da ficção para concorrer ao prêmio de R$ 600 milhões
O anel foi encontrado em "um estado excepcional de preservação" próximo à cidade de Pacé,na Bretanha,de acordo com uma declaração do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva da França (INRAP,da sigla em francês). Sua pedra preciosa apresenta uma escultura de Vênus Victrix,que significa "Vênus a Vitoriosa",de acordo com o INRAP.
A pedra preciosa é um tipo de ônix cortado de forma que possui uma camada azulada fina sobre uma camada mais espessa de preto. Este elemento central é emoldurado em ouro,com padrões lineares gravados ao redor.
O objeto foi datado do segundo ou terceiro século d.C. (Depois de Cristo),quando o Império Romano governava a região,o que explica por que foi encontrado em uma estrada romana. A estrada ainda apresenta sulcos,que indicam que veículos com rodas passavam por ela,provavelmente para atender pessoas que viviam em um assentamento próximo. Não se sabe a quem pertence o anel ou como ele foi parar na estrada romana.
No mesmo local,os arqueólogos também descobriram os restos de um pequeno povoado medieval que floresceu cerca de 1.300 anos atrás. Os arqueólogos encontraram os vestígios de casas,campos agrícolas,pastagens e silos subterrâneos usados para armazenamento. Parece que os edifícios foram construídos com terra,madeira,gesso e adubo,enquanto os telhados eram feitos com materiais vegetais.
A descoberta mais "excepcional" dessa camada foi uma dúzia de moedas que datam dos séculos IX e X d.C. e que foram depositadas juntas.
As moedas datam de uma época em que a área era governada pelo Império Carolíngio,que abrangia a maior parte da França moderna e partes vizinhas do oeste da Europa. No entanto,seu império foi enfraquecido por ataques realizados pelos vikings,que os forçaram a ceder terras para os grupos vikings. O povoado em si parece ter sido abandonado durante o século X,na Era Viking. Mas não está claro se o seu abandono e o depósito das moedas se devem aos ataques dos "bárbaros".