Casa Educação online Jogo ao vivo Informação de negócios contribuição predial notícias econômicas notícias internacionais Tecnologia Moda Entretenimento Vida Carro Hotel Educação Física Comida Inteligente Pai-filho Saúde Brigada Cultural

Comissão do Senado faz hoje nova tentativa de votar projeto que regulamenta inteligência artificial

2024-12-05 HaiPress

Os senadores Eduardo Gomes e Carlos Viana,na comissão que analisa projeto sobre IA — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/03-12-2024

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 04/12/2024 - 18:16

"Senado debate regulamentação da inteligência artificial no Brasil"

Comissão do Senado se prepara para votar projeto sobre regulamentação da inteligência artificial no Brasil,mesmo sem consenso. Texto propõe criação de órgão para supervisionar uso da tecnologia e regulação mais rígida para sistemas de alto risco,tema em debate acalorado. A expectativa é aprovar a proposta até o fim de dezembro.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A comissão do Senado que analisa o projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil fará nesta quinta-feira uma nova tentativa de votar o texto. A análise da proposta estava prevista para terça-feira,mas foi adiada,em uma tentativa de chegar a um consenso.

Aprovada na CCJ da Câmara: Avança PEC que permite ao Congresso barrar empréstimos do BNDES para o exterior. Banco aponta risco ao financiamento de exportaçõesEfeito Trump: Bitcoin avança em direção a US$ 100 mil,mas enfrenta uma barreira. Veja qual é

O presidente da comissão,senador Carlos Viana (Podemos-MG),afirmou na terça que a votação irá ocorrer com ou sem acordo:

— Se houver consenso,votaremos em consenso. Se não houver,governo e oposição farão seus posicionamentos e nós vamos para a votação — declarou Viana.

Negociações se arrastam desde 2023

A comissão temporária do projeto sobre IA se reúne desde agosto do ano passado. A proposta foi apresentada pelo presidente do Senado,Rodrigo Pacheco (PSD-MG),a partir de sugestões de um grupo de especialistas. O relator,Eduardo Gomes (PL-TO),já apresentou cinco versões do texto,sendo a última na terça-feira.

Mais Sobre Inteligência Artificial

Vai pedir comida ou consultar saldo? Na nova era da IA,apenas dê uma ordem ao celular

'Relógio da morte': veja como a IA promete projeção mais precisa de quando uma pessoa vai morrer

— Gostaria de tranquilizar a todos sobre a nossa determinação de que na quinta-feira a gente chegue finalmente a um consenso e vote nesta etapa,em seguida o plenário e,depois,Câmara dos Deputados — afirmou Gomes.

Houve uma tentativa de votar o projeto antes das eleições municipais,mas na época também não houve acordo. Nos últimos meses foram feitas audiências públicas para reforçar o debate,e a discussão foi retomada na semana passada,com uma nova versão do relatório. A expectativa é aprovar a proposta no plenário do Senado até o fim de dezembro.

Projeto cria controles sobre IA

O projeto estabelece o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA),órgão responsável pela supervisão do uso da tecnologia no país,que seria coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A proposta também estabelece sistemas que seriam considerados de alto risco,e que por isso teriam uma regulamentação mais forte. Esse é um dos pontos que tem gerado mais debates.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.