2024-12-04 HaiPress
Rio tem dia de chuva e temperaturas mais baixas — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
GERADO EM: 03/12/2024 - 19:50
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "Perigo" para chuvas intensas no Centro-Oeste e Sudeste do país nesta quarta-feira. Um alerta mais ameno,de "Perigo Potencial",no entanto,vai atingir 20 estados e o Distrito Federal. A previsão de chuva tem se sobressaído no país desde o fim de semana,mas não há avisos graves para alagamentos ou acumulados de chuva.
Alertas do Inmet para esta quarta-feira — Foto: Inmet
Segundo o Inmet,uma faixa que cobre estados da região Norte a Sul do país deve se manter em atenção para 'Perigo Potencial' de chuvas intensas.
Para Amazonas,Rondônia,Mato Grosso,Paraná,Pará,Tocantins,Goiás,Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte,Bahia,Paraíba e pequenas regiões do interior do recife,além do Distrito Federal,a previsão é de chuvas intensas de até 50 mm/dia,e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O aviso é de 'Perigo Potencial'.
O alerta laranja,de 'Perigo' tempestades,atinge uma faixa que passa por Mato Grosso,Minas Gerais,São Paulo,Mato Grosso do Sul,Rio de Janeiro,e Espírito Santo. O aviso representa chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h,com queda de granizo,risco de corte de energia elétrica,estragos em plantações,queda de árvores e alagamentos.
As temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste também devem reduzir nesta quarta-feira. Após dias de calor intenso,as máximas devem permanecer na faixa ou abaixo dos 30°C na maior parte dos estados afetados pelo aviso de chuvas.