Casa Educação online Jogo ao vivo Informação de negócios contribuição predial notícias econômicas notícias internacionais Tecnologia Moda Entretenimento Vida Carro Hotel Educação Física Comida Inteligente Pai-filho Saúde Brigada Cultural

Declaração do G20 alerta para o impacto 'dramático' da inteligência artificial na difusão de desinformação

2024-11-19 HaiPress

Líderes do G20 posam para foto oficial após a criação da Aliança contra a Fome a Pobreza — Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/11/2024 - 21:44

Impacto da IA na Desinformação: Alerta do G20

O G20 alerta para o impacto 'dramático' da inteligência artificial na disseminação de desinformação e discursos de ódio. A declaração final destaca a influência negativa das novas tecnologias e pede transparência e responsabilidade das plataformas digitais para promover ecossistemas de informação saudáveis. Reconhecem o potencial das tecnologias digitais para reduzir desigualdades e facilitar o acesso à informação.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O G20 alertou que novas tecnologias,como a inteligência artificial (IA),contribuem ''de forma dramática" para a desinformação e o discurso de ódio. É o que diz a declaração final assinada nesta segunda-feira pelos líderes da reunião de cúpula do grupo que reúne as maiores economias do planeta,realizada no Rio de Janeiro.

“A digitalização do campo da informação e a evolução acelerada de novas tecnologias,como a IA,impactaram de forma dramática a velocidade,escala e o alcance da desinformação não intencional e intencional,os discursos de ódio e outras formas de danos online”,diz o texto acordado pelo G20.

Os líderes das principais economias do planeta também pediram “transparência” e “responsabilidade” às plataformas digitais,para que se alcancem “ecossistemas de informação saudáveis”. Ao mesmo tempo,reconheceram “o potencial” das tecnologias digitais e plataformas para reduzir as desigualdades e “facilitar a informação dentro e fora das fronteiras geográficas”.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.