2024-10-25 HaiPress
Carro fica pendurado em árvore próximo a hotel,em Camboinhas,Niterói,após temporal em fevereiro deste ano — Foto: Rafeal Timileyi Lopes
GERADO EM: 25/10/2024 - 05:04
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Pesquisadores de Brasil e Portugal irão se reunir,na UFF,no Campus da Praia Vermelha,para debaterem os impactos que os litorais estão sofrendo como consequência dos eventos climáticos extremos em curso,durante o XIV Encontro da Rede Braspor,que será realizado de segunda (28) a quinta-feira que vem. Nesta edição,o evento,intitulado "Tecendo resiliência: desafios das mudanças ambientais nas zonas costeiras",vai discutir as mudanças ambientais em áreas litorâneas e promover o intercâmbio acadêmico. Desde 2010,o grupo acompanha e produz documentos em temas como gestão costeira,impactos ambientais e resiliência. A programação inclui palestras,submissão de trabalhos e debates sobre estratégias para a adaptação às mudanças climáticas.
Eventos extremos: Cientistas listam desafios que novo prefeito de Niterói terá de enfrentarSinais de recuperação: Três novas espécies de aves são vistas nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá
De acordo o professor do Instituto de Geociências da UFF,Fábio Dias,o encontro se torna mais desafiador diante do atual cenário climático. Ele esteve à frente de um estudo comprovando que Niterói já enfrenta problemas ocasionados por essa dinâmica,como o aumento dos temporais,que atingiu a cidade em outubro do ano passado. O coordenador do encontro também fez um outro alerta: a cidade pode ter mais de 24 mil pessoas e oito mil imóveis diretamente impactados pelos eventos climáticos. E ver o setor imobiliário ter prejuízo de mais de R$ 8 bilhões nas próximas décadas.
— Esse é um evento que marca o encontro de pesquisadores que estudam o litoral em qualquer área. Pode ser a área social,biológica,pode ser o gerenciamento costeiro. Como a zona costeira é uma de transição entre os ambientes marinho e o continental,uma das principais consequências do aquecimento global é a expansão térmica dos oceanos e o derretimento das geleiras. Ou seja,o nível do mar surge como uma das maiores forças da transformação dessas zonas— explica.
As reuniões da rede acontecem todo ano de maneira alternada,no Brasil e em Portugal.