2024-08-13 HaiPress
Sala de cinema terá capacidade para 45 alunos no Galpão Maré — Foto: Divulgação
GERADO EM: 12/08/2024 - 18:43
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Moradores do Complexo de comunidades da Maré ganharão uma nova sala de cinema a partir de novembro. O projeto ocupará uma sala no Galpão Maré,espaço de arte contemporânea do Observatório de Favelas localizado na favela Nova Holanda. O local contará com 45 lugares e sistema de som e tela aprimorados,além de isolamento acústico. A região tem cerca de 140 mil moradores.
Lazer: Com novidades,Quintal dos Botecos volta à Barra da TijucaFábrica carioca de arte: Centro Coreográfico da Cidade,na Tijuca,celebra 20 anos
A coordenadora do Galpão Bela Maré,Anna Luísa Oliveira,explica que,antes da reforma,um outro espaço era utilizado para as sessões do Cine Bela,cineclube com exibições de filmes para todos os públicos,seguidas de debates. No entanto,a sala era bem menor.
— Colocávamos cadeiras e projetávamos os filmes em uma parede branca. Em muitos momentos essa sala se tornou pequena para nosso público e,por isso,fazíamos sessões também em outros espaços do Galpão e da comunidade — explica Anna Luísa.
O Galpão Maré foi inaugurado em 2011 e conta com programações artístico-culturais e pedagógicas como a Escola Livre de Artes (ELÃ),que tem encontros presenciais mediados por artistas,curadoras e educadoras,entre outras agentes do campo da arte e da cultura. Ao final dos encontros,os alunos realizam uma exposição,que fica aberta ao público.
Roberta Holiday é moradora de Belford Roxo e artista visual. Ela participou da Residência Artística ELÃ em 2023 e ressalta a importância da inauguração da sala de cinema.
— A gente sabe o quanto o ingresso para o cinema está caro,e ter um espaço dedicado a isso ali na Maré é maravilhoso. Muitas pessoas nunca foram ao cinema por questões financeiras,sociais,e agora esta vai ser mais uma arte que a galera vai poder acessar com dignidade — comenta ela.
A obra é viabilizada pelo Edital de Apoio ao Espaço Audiovisual,da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado Rio de Janeiro. Além disso,parte da verba total empregada na reforma foi arrecadada por meio do leilão “Arte para arte”,organizado pelo cineasta Pedro Buarque de Holanda. O evento contou com obras de artistas renomados,como Vik Muniz e Adriana Varejão,e arrecadou cerca de R$ 3 milhões,destinados à promoção de espaços de formação artística nas periferias.
Além do cinema,a reforma do Galpão Bela Maré contará com a modernização das salas administrativas e do espaço de exposição. Ganhará ainda mais um andar,um terraço e um mezanino. Também serão adicionados ao espaço banheiros acessíveis,elevador e espaços para pessoas obesas e cadeirantes no cinema,além de uma nova sala para atividades educativas.